top of page
Foto do escritorMarcello Barbusci

Startup de Cinema Quer Incentivar a Ida às Telonas

Como CEO da MB68 Agency e apaixonado por storytelling, não pude deixar de me entusiasmar com a estratégia inovadora da Gathr, uma startup dedicada ao mundo do cinema. Eles estão lançando um modelo de distribuição de pagamento antecipado que promete trazer mais transparência à bilheteria de filmes de estúdios menores. E vamos combinar, essa transparência é mais do que necessária!


De forma prática, o recurso funciona assim:

🎟 Espectadores e patrocinadores podem presentear outras pessoas com ingressos para filmes específicos;

🧑‍💻 A partir desses ingressos, a Gathr consegue obter dados sobre quando e como os tickets estão sendo usados, proporcionando insights valiosos.


Agora, qual seria a motivação por trás dessa iniciativa? Vamos voltar no tempo quase um ano atrás. Lembram do sucesso de bilheteria "O Som da Liberdade"? Esse filme, sem ser de um grande estúdio, contou a poderosa história do ex-agente especial americano Tim Ballard e seu resgate de crianças de uma rede de tráfico infantil.


A estratégia para o sucesso foi brilhante: enquanto os créditos rolavam, uma contagem regressiva anunciava uma "mensagem especial" do ator que interpretou Ballard. Ele encorajava o público a falar sobre o filme e a "pagar antecipadamente" ingressos para aqueles que não poderiam pagar. O resultado? Uma bilheteria de quase R$ 185 milhões nos EUA, com US$ 26 milhões vindo desses ingressos pagos antecipadamente. Contudo, a produtora do filme nem sempre foi transparente com esses dados... E é exatamente essa transparência que a Gathr quer trazer.


Os primeiros testes da Gathr já começaram e, segundo a empresa, os resultados foram impressionantes. A startup quer estimular a comunidade de cineastas a adotar esse modelo de negócios. E o que é mais interessante: a criação de campanhas customizadas e flexíveis, que abrangem tanto exibições presenciais quanto digitais.


Cinema em foco


Com dados em tempo real sobre as transações de pagamento antecipado, as equipes de filmagem podem ajustar suas estratégias de lançamento conforme necessário. Isso é ouro puro para qualquer profissional de marketing!


O futuro parece promissor. Nos próximos meses, vários filmes deverão adotar esse modelo. Essa ferramenta permitirá que os amantes da sétima arte se tornem, de certa forma, produtores de cinema independente. Raj Amit Kumar, diretor de cinema, resumiu bem: "essa é a direção que os cineastas independentes devem seguir se quiserem continuar criando filmes de menor orçamento na próxima década".


Como diz no título; Startup de Cinema Quer Incentivar a Ida às Telonas, vamos ver se consegue. Espero que o projeto evolua bem


A MB68 Agency está sempre de olho em inovações como essa, que têm o poder de transformar a indústria cinematográfica e abrir novas oportunidades para contar histórias que realmente importam.


Marcello Barbusci

CEO da MB68 Agency

Comments


bottom of page