top of page
Foto do escritorMarcello Barbusci

Pular de um vídeo para o outro não te tira do tédio…

…Muito pelo contrário. Pegar o celular e rolar o feed indo de um conteúdo para o outro só para se livrar do tédio gera, na verdade, o efeito totalmente inverso. Ele NÃO te tira do tédio.

Uma pesquisa mostrou que assistir a vários vídeos curtos para se entreter — chamado de digital switching — só vai te deixar mais entediado, justamente pela falta de concentração.


tira do tédio

Esclarecendo o processo… Quando você pula de um vídeo para o outro, você não se envolve a fundo com o conteúdo que aparece. Logo, sua atenção não é retida o suficiente e você não fica satisfeito.

O tédio está ligado à atenção que colocamos em algo, e as pessoas que assistem a vídeos mais longos — mesmo que fazendo uma forcinha para isso — se sentem mais “ocupadas” no geral.


No final das contas: No longo prazo, o tédio pode levar a problemas como ansiedade e depressão. Isso no momento em que o ser humano se concentra cada vez menos no que passa numa tela.

2002: Média de 150 segundos de atenção;

2024: Média de 47 segundos de atenção.

Para a Gen Z (1997-2012), o tempo de atenção chega aos 8 segundos. A geração com os maiores índices de ansiedade é também a mais entediada. Será uma coincidência?


No fim do dia, a descoberta pode levar plataformas a tentarem manter os usuários engajados por mais tempo, como o TikTok, que passou a permitir vídeos de 10 min e o X, que também tem apostado nos vídeos longos.


Se a sua empresa tem como público principal a Gez Z, pense com carinho no que leu aqui.


Marcello Barbusci 

CEO MB68 Agency

Comments


bottom of page