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Foto do escritorMarcello Barbusci

Método EFS. Como estruturar a história da sua marca para um vídeo corporativo eficaz.

As marcas investem muito tempo, esforço e orçamento na produção de vídeos corporativos e sempre esperam que sejam eficazes. Mas às vezes tudo simplesmente não sai como o esperado. Isso pode acontecer por vários motivos, talvez seja o plano errado ou talvez o storytelling não tenha sido interessante. Também pode acontecer com vídeos que não são tão ruins. Não podemos esquecer que temos um upload de milhares de filmes de marcas todos os dias, por isso a concorrência é enorme. A eficácia percebida do conteúdo dos profissionais de marketing é de apenas 34%, o que significa que apenas 3 em cada 10 profissionais de marketing sentem que o seu próprio conteúdo é eficaz.


Depois de produzir alguns vídeos promocionais, aprendi duas coisas que são inimigas infalíveis de um filme de marca ou vídeo corporativo de sucesso. Algo simples, vídeos muito longos ou que não conseguem estabelecer uma conexão emocional com o espectador têm grande probabilidade de falhar. Não importa quão inteligente seja sua estratégia de vídeo ou quão criativos sejam seus vídeos corporativos; se você não está comunicando a mensagem certa ou está falando muito ou pouco, sua campanha não vai funcionar.


Aqui um princípio simples. Menos é mais (gosto diss). O vídeo é ótimo para conectar-se em um nível emocional, também é ótimo para contar histórias e comunicar mensagens... mas as pessoas estão ocupadas e estão cada vez menos propensas a prestar atenção a você por muito tempo. Especialmente se eles não estiverem engajados desde o início.


Deixa eu te falar de um modelo simples que adotei na MB68 agency, o EFS


EFS! Significa Emoção, Fato e Siga! Vídeos eficazes começam com uma mensagem emocional que está diretamente ligada ao motivador emocional do nosso público. Quando isto for feito, poderá abranger alguns fatos... na verdade, estes precisam ser o menor número possível para sublinhar o seu ponto de vista. Com tudo isso feito, um filme eficaz pode levar os espectadores a agir, o que normalmente é melhor feito vinculando-se ao motivador emocional no início.


Vamos parar por um momento para observar que a vida nem sempre é simples. Tal como acontece com todos os modelos, há exceções à regra e existem muitos filmes eficazes que não contêm EFS. Por exemplo, um comercial de TV verdadeiramente emocional pode não conter nenhum fato. Mas o interessante é que à medida que você avança, é possível espalhar o EFS por vários conteúdos, não apenas por um único filme. Assim, o comercial de TV de uma marca pode lidar com a emoção, depois um conteúdo digital lidará com os fatos e, por fim, alguns anúncios pagos diretos terão como foco o Siga! Ainda é EFS… É apenas pedaços de conteúdo, não tudo em um.


Aplicar EFS a uma estrutura de filme é muito fácil. A primeira etapa é reunir todas as partes interessadas em um só lugar para uma sessão de brainstorm. (se for só você, melhor ainda)


Em seguida, pegue alguns post-its e escreva três notas. Um dizendo Emoção, um dizendo Fato e outro dizendo Siga. Coloque-os na parede com alguns metros entre cada um ... você vai adicionar muitos detalhes, então dê espaço a si mesmo.


Então começamos pensando em todos os motivadores emocionais que farão as pessoas se envolverem com sua marca e colocando cada um deles em um post-it sob o título Emoção. Este não é o momento para serviços e benefícios. Essas são as coisas reais com as quais as pessoas se preocupam! Para fins de ilustração, digamos que você seja de uma marca de engenharia com um novo produto. Sob o rótulo Emoção, você pode listar o seguinte:


- Estressado com os desafios

- Animado com tecnologia legal e coisas novas

- Preocupado com um futuro incerto

- Quero fazer do mundo um lugar melhor

- Inseguro em manter um emprego

- Nervoso porque eles não sabem o que precisam


Observe como esses são sentimentos. É exatamente com isso que um bom filme se conecta logo no início.

Não se preocupe em ser muito preciso neste momento. Basta colocar tudo na parede. Você voltará aos detalhes mais tarde


Mova-se ao longo da parede até o título do Fato. Agora, é aqui que as coisas começam a ficar complicadas. Todo mundo tem uma lista enorme de fatos que deseja dizer. Você terá que retirá-los mais tarde, mas por enquanto, liste os fatos que podem convencer alguém a comprar seu produto:


- História

- Perícia

- Especificações técnicas

- Clientes atuais

- Custos

- Modelos de negócios

- Funcionários

- Locais ao redor da obra

- Escala de negócios

- Habilitado para celular


Você pode ver que já temos muito mais o que conversar do que jamais conseguiremos em um filme.

E finalmente, vamos ao post-it que diz Siga! Aqui estamos listando o que queremos que as pessoas façam quando assistirem ao filme, mas também procuramos vincular o motivador à emoção desde o início do filme para que possamos incluir coisas como


- Olhe para o futuro

- Economize dinheiro agora – inscreva-se

- Faça algo legal com sua vida agora

- Fique ótimo para seu chefe hoje

- Imagine o que você poderia fazer conosco


Câmera Canon de cinema

Agora é com você, pegue alguns posts, encontre uma hora do seu dia e veja como seria um filme para sua marca. Este pode ser um exercício super rápido para você se você quiser apenas ter algumas idéias, ou se deseja aprofundar em um vídeo para sua marca agora mesmo… Depende inteiramente de você.


Torne as coisas mais fáceis para você selecionando um filme para um serviço ou recurso... você pode descobrir que dar uma mordida em um filme de uma marca inteira no momento é mais do que você pode mastigar. E se você quiser aplicar o método EFS com alguém te ajudando, Fale com a MB68 agency

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